-
Arquitetos: Incidental Architecture
- Área: 54 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Clinton Weaver
Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório Incidental Architecture existe para apoiar a construção de grandes edificações. Amamos edifícios bonitos e detalhes elegantes, mas a crença fundamental da prática é que os edifícios são melhores quando servem as vidas das pessoas e comunidades que os habitam; a tarefa da arquitetura é projetar coisas, mas elas devem ser secundárias à vida. Dessa forma, a intenção para Tsubo Niwa era criar uma edificação durável, flexível e que fosse cuidadosa e cuidasse na mesma medida.
O projeto se trata de uma simples adição na seção posterior do terreno, mas densamente detalhada e conectada a uma casa de madeira patrimonial de quatro quartos em uma Área de Conservação em Sydney. Está localizado em um declive íngreme e densamente vegetado, adjacente ao centro de North Sydney. A parte posterior da casa forma um 'L' em torno de um 'Tsubo Niwa' (pequeno jardim da cidade), que é tanto um reconhecimento da faixa verde na qual a casa está inserida quanto o foco de todos os novos cômodos. Como tal, o volume se torna secundário em relação ao jardim. Este projeto é um caso de acolhimento interno da paisagem, em oposição a um volume construído em meio à ela.
No nível ideológico, o novo trabalho é cuidadoso e mínimo para respeitar tanto a escala quanto a materialidade do existente. A pequena escala do projeto possibilitou que o orçamento modesto fosse usado com grande efeito para os inúmeros detalhes. A nova adição é cuidadosa e humilde, o que é um reflexo justo dos proprietários. Embora isso nunca tenha sido um trabalho de grande orçamento, sempre houve uma reflexão sobre o que era necessário para manter o senso de integridade e importância da casa original. A resposta, pensamos, era fazer menos e fazer bem. Os volumes são inerentemente complicados e custosos. As melhores soluções inevitavelmente tendem a ser aquelas com as quais se alcançam a maioria das coisas com o mínimo.
Em um nível pragmático, a nova adição substitui um anexo anterior dilapidado por um espaço caloroso, alegre e voltado para o exterior. A madeira é usada extensivamente para estrutura, revestimentos, portas e marcenaria no novo trabalho. Isso está de acordo com o uso extensivo da madeira em toda a casa existente e proporciona uma riqueza e honestidade dentro do espaço. Os detalhes e a engenharia são elegantes. Os materiais foram todos transportados manualmente dentro e fora do local, portanto, peso e eficiência eram primordiais. Uma das coisas que acredito ser importante do ponto de vista filosófico é justamente o uso da madeira; a casa existente é de madeira e o novo trabalho precisava honrar essa habilidade e espírito.